O sujo falando do mal lavado

A briga das duas maiores emissoras de tevê do Brasil para além da audiência

Nesta semana o Bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus e “dono” da Rede Record de televisão foi acusado na Justiça de formação de quadrilha e desvio de dinheiro de fiéis para paraísos fiscais e compra de empresas.
A Rede Globo, é claro, não perdeu tempo e, como sempre – misteriosamente – teve acesso às informações que circulavam sigilosamente no Ministério Público e logo na terça-feira lançou ao ar em horário nobre uma reportagem de 10 minutos a respeito. Naquele padrão Globo de Produção, a reportagem detalhava o caso com fotos, vídeos, interfaces gráficas e até trechos de documentos até então sigilosos.
A Record também não perdeu tempo e no dia seguinte respondeu ao ataque de forma ainda mais agressiva – midiaticamente falando. E não faltaram dados, gráficos, imagens de arquivo, trechos de reportagens e entonações na locução para revidar as acusações. Com direito ao histórico bombardeio da Globo à Lula nas eleições de 89 contra Collor, o famoso direito de resposta de Brizola na voz de Cid Moreira em pleno Jornal Nacional, e menções diretas ao acordo inconstitucional com a TimeLife durante a ditadura. Depois entrando num clima “video show” de auto-promoção, a matéria exalta a qualidade da programação que vem roubando a audiência da concorrente, o que julgam ser o motivo para o ataque, além de terminar – pasmem! -com uma assombrosa propaganda das obras sociais da igreja.
Está tudo vendido mesmo….

Hoje pela manhã o jornal O Povo , conhecido por suas páginas “cheias de sangue”, estampava na capa a logo das duas emissoras com os dizeres: “Baixaria: A gente vê por aqui. O povo não é bobo, abaixo a Rede Globo”.

Que as duas emissoras estão com as contas sujas com o povo brasileiro ninguém duvida. Agora resta saber até onde vai essa briga de gigantes….
Às vésperas da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, onde serão discutidas as concessões de rádio e tv e a legislação brasileira para as telecomunicações (a mesma há décadas), será que pelo menos essa baixaria (pelo menos uma vez posso concordar com O Povo) sensibiliza a opinião pública para a importância de se envolver neste debate?

Abaixo os vídeos, divirtam-se (pior de tudo é que chega a ser engraçado)…

Jornal Nacional de 11/08 noticiando o caso do Bispo Edir Macedo na Justiça, acusado de desviar dinheiro da Igreja Universal
http://www.youtube.com/watch?v=8bRXWYGOhpw&feature;=related

Jornal da Record de 12/08, em resposta ao ataque da Rede Globo
http://www.youtube.com/watch?v=EuyfXUDT_V8&feature;=popular

Sobre Aline Satyan

Aline Satyan é formada em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Indústrias Criativas pela Universidade Paris 8 e autora do livro “Produção de Cultura no Brasil: Da Tropicália aos Pontos de Cultura”. Com experiência em políticas culturais e programas de formação para a cultura, trabalhou em diferentes projetos na esfera governamental e universitária. Há alguns anos tem se dedicado a estudar processos de colaboração e atuar como educadora, facilitadora de grupos e consultora de gestão em organizações culturais. Certificou-se em design para sustentabilidade no Programa Gaia Education na ecovila Terra Una (Liberdade, MG) em 2014, Aprofundamento em Dragon Dreaming na Pedra do Sabiá (Itacaré, BA) em 2015 e em Design Permacultural no Instituto Pindorama (Nova Friburgo, RJ) em 2016. É coordenadora do programa Gaia Jovem Serrano, co-fundadora da Cena Tropifágica e da Txai Design de Experiências, e sua principal busca atualmente é por uma vida de consciência, criatividade e em cooperação. Para saber mais: https://www.facebook.com/gaiajovemserrano/ https://www.facebook.com/txaidesigndeexperiencias/ http://www.cenatropifagica.com/

Publicado em 13/08/2009, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: