Sobre o texto de Arnaldo Jabor “Infidelidade Masculina”

A esposa do Arnaldo Jabor que me desculpe, mas sabe aquele cara que diz que faz e acontece, pega de jeito, fala baixinho no ouvido e na hora H não dura 10 minutos? Pois foi essa a sensação ao ler seu texto sobre “A infidelidade masculina” – aliás, a maioria de seus discursos, na maioria das vezes pomposos mas vazios, para causar polêmica e chamar um pouquinho de atenção (o texto segue ao fim da mensagem). Pois saiba, caro Jabor, que as mulheres não vêm com manual de instruções, e você, pelo jeito, anda passando muito tempo lendo corrente de e-mail.
Sendo assim, me permita esclarecer alguns pontos:

1° Existem mulheres infiéis

Assim como existem homens infiéis, mulheres neuróticas, homens ciumentos, crianças hiperativas e pessoas com miopia. As pessoas são diferentes entre si e, quando o caso é relacionamentos, é muito difícil criar regras e padrões. Sentimento e tesão são coisas diferentes, que podem estar coincidindo ou não.
Além disso, não está escrito em nenhum lugar que infidelidade é beijar ou transar com outra pessoa. Para alguns uma transa sem compromisso não abala o sentimento, para outras, uma flertada pode acabar com um relacionamento. E isso se aplica a homens e mulheres.

2° Desanime-se: você realmente não entende nada de mulheres

Me desculpe, mas me admira um jornalista, cineasta e intelectual respeitado demonstrar tamanha ignorância e preconceito.
A mulher se realiza satisfazendo o desejo maternal, com a segurança de ter uma família estruturada e saudável,com um bom homem ao lado que a proteja e lhe dê carinho. O homem é mais voltado para a profissão e para a realização pessoal” ???????
Meu caro, esqueça a reportagem da Playboy de 1957 e veja quanta mulher bem sucedida profissionalmente, gostosa, com ou sem namorado ou namorada existe por aí. E isso não é discurso feminista, pois o contrário também é verdade: que homem não gosta de chegar em casa e ter uma companheira, para compartilhar o dia a dia, receber carinho e, por que não, ter uma ótima noite de sexo?

3° Não ache que ela coloca silicone para impressionar você

Doce ilusão achar que as mulheres querem ficar bonitas apenas para os homens. Na maioria das vezes as mulheres se cuidam, em primeiro lugar, pra ficarem bem com elas mesmas e em segundo lugar, para as outras mulheres (instinto animal, meu caro). E os homens, por tabela, acabam levando vantagem também.
E tenho pena das Julias Roberts e das Giseles Budchen que servem de exemplo para comentários reducionistas como o seu, pois além de sim, belíssimas, são mulheres com carreira, problemas, emoções e celulite como outra qualquer.

5° Você anda assistindo muito Big Brother

Apesar de se chamar “reality show”, esses programas não traduzem nem a metade do que é a diversidade da sociedade brasileira, nem pra homens nem pra mulheres. Quem dise que toda mulher quer um homem bombado? Quem mulher casada não fica com outras pessoas sem compromisso? Que mulher “vira” lésbica por falta de opção? Que homem homosexual é necessariamente fiel (nos moldes colocados no seu texto)?

6° Nem todas as mulheres estão correndo atrás de marido

Essa especulação é resultado de muita novela e 500 anos de machismo e conservadorismo em um país que apesar de ter estampadas bundas e barrigas tanquinho em qualquer esquina, ainda não aprendeu a lidar com naturalidade quando o assunto é sexualidade.
Os “homens” (como se essa fosse uma condição única) não sabem a pressão que é ter 30 anos e estar solteira, e por isso muitas mulheres sucubem à tradição e correm atrás de um porta-retrato bonito na sala de estar. E muitos homens, idem. E muitos outros (homens e mulheres) simplesmente não estão nem aí e se divertem tomando whisky e conhecendo pessoas novas (quem sabe seus futuros maridos/esposas?) no casamento dos amigos.

7º Para ter uma relação saudável e feliz faça o seguinte:

Em primeiro lugar, não case com o Arnaldo Jabor
Em segundo, tenha sua profissão, sua vida pessoal, suas amigas, seus livros, sua escova de dente, seus momentos de lazer. Não crie muros para o marido nem peneiras para você.
Converse sobre o que achar que tiver que conversar, inclusive sobre a relação. Engolir sapo por causa do que o seu marido pode pensar de você é a maior furada e vai te trazer, no máximo, uma amigdalite. Por outro lado, pense se é realmente necessário implicar com qualquer suspeita, se estiver nervosa respire fundo, beba um copo d´água, converse com uma amiga antes de tomar uma decisão precipitada.
Muitos dos problemas a nossa volta é a nossa própria cabeça que cria, e lidar com eles pode ser uma questão de terapia, alimentação saudável, sexo e sim, diálogo.
E isso vale para homens e mulheres.

8° Se você acha que eu fiquei recalcada com seu e-mail,
Pelo contrário, apenas confirma que nem todas as pessoas são iguais: enquanto umas falam para milhares através da Rede Globo, outras simplesmente continuam na busca pela democratização da comunicação com as ferramentas que possuem (neste caso, a internet) lutando contra preconceitos, machismos e, principalmente, faláscias como o texto “Infidelidade Masculina”.


Se você concorda, passe adiante. Se não concorda, faça seus comentários e passe adiante também. Use seu poder de comunicar e vamos ver se essa resposta chega até ao caríssimo Jabor, tão conhecedor da sociedade brasileira.

———————————————-

Arnaldo Jabor – Infidelidade Masculina

Foi lendo um monte de besteiras que as mulheres escrevem em livros sobre o ‘universo masculino’, que resolvi escrever esse e-mail. Não tenho objetivo de ‘revelar’ os segredos dos homens, mas amigos, me desculpem. Não se trata de quebrar nosso código de ética.. Isso vai ajudar as mulheres a entenderem os homens e, enfim,pararem de tentar nos mudar com métodos ineficazes. Vou começar de sola. Se não estiver preparada nem continue a ler. E digo com segurança: o que escrevo aqui se aplica a 99,9% dos homens baianos e brasileiros (sem medo de errar).

1º Não existe homem fiel.

Vc já pode ter ouvido isso algumas vezes, mas afirmo com propriedade. Não é desabafo. É palavra de homem que conhece muitos homens e que conhecem,por sua vez, muitos homens. Nenhum homem é fiel, mas pode estar fiel (ou porque está apaixonado, algo que não dura muito tempo – no máximo alguns meses – nem se iluda) ou porque está cercado por todos os lados (veremos adiante que não adianta cercá-lo. Isso vai se voltar contra você). A única exceção é o crente extremamente convicto. Se você quer um homem que seja fiel, procure um crente daqueles bitolados, mas aguente as outras consequências.

2º Não desanime.

O homem é capaz de te trair e de te amar ao mesmo tempo. A traição do homem é hormonal, efêmera, para satisfazer
a lascívia. Não é como a da mulher. Mulher tem que admirar para trair; ter algum envolvimento. O homem só precisa de uma bunda. A mulher precisa de um motivo para trair, o homem precisa de uma mulher.

3º Não fique desencantada com a vida por isso.

A traição tem seu lado positivo. Até digo, é um mal necessário. O cara que fica cercado, sem trair, é infeliz no casamento, seu desempenho sexual diminui (isso mesmo, o desempenho com a esposa diminui), ele fica mal da cabeça. Entenda de uma vez por todas: homens e mulheres são diferentes.Se quiser alguém que pense como você, vire lésbica (várias já fizeram isso e deu certo), ou case com um v#@%& enrustido que precisa de uma mulher para se enquadrar no modelo social. Todo ser humano busca a felicidade, a realização. E a realização nada mais é do que a sensação de prazer (isso é química, tá tudo no cérebro). A mulher se realiza satisfazendo o desejo maternal, com a segurança de ter uma família estruturada e saudável,com um bom homem ao lado que a proteja e lhe dê carinho. O homem é mais voltado para a profissão e para a realização pessoal e a realização pessoal dele vêm de diversas formas: pode vir com o sentimento de paternidade, com uma família estruturada,etc., mas nunca vai vir se não puder ter acesso a outras fêmeas e se não puder ter relativo sucesso na profissão. Se você cercar seu homem (tipo, mulher que é sócia do marido na empresa. O cara não dá um passo no dia-a-dia sem ela) você vai sufocá-lo de tal forma que ele pode até não ter espaço para lhe trair, mas ou seu casamento vai durar pouco, ele vai ser gordo (vai buscar a fuga na comida) e vai ser pobre (por que não vai ter a cabeça tranqüila para se desenvolver profissionalmente. Vai ser um cara sem ambição e sem futuro).

4º Não tente mudar para seu homem ser fiel. Não adianta.

Silicone, curso de dança sensual, se vestir de enfermeira, etc… nada disso vai adiantar. É lógico que quanto mais largada você for, menor a vontade do homem de ficar com você e maior as chances do divórcio. Se ser perfeita adiantasse, Julia Roberts não tinha casado três vezes. Até Gisele Bunchen foi largada por Di Caprio, não é você que vai ser diferente (mas é bom não desanimar e sempre dar aquela malhadinha). O segredo é dar espaço para o homem viajar nos seus desejos (na maioria das vezes, quando ele não está sufocado pela mulher ele nem chega a trair, fica só nas paqueras, troca de olhares). Finja que não sabe que ele dá umas pegadas por fora. Isso é o segredo para um bom casamento. Deixe ele se distrair, todos precisam de lazer.

5º Se você busca o homem perfeito, pode continuar vendo novela das seis.

Eles não existem nesse conceito que você imagina. Os homens perfeitos de hoje são aqueles bem desenvolvidos profissionalmente, que traem esporadicamente (uma vez a cada dois meses, por exemplo), mas que respeitam a mulher, ou seja, não gastam o dinheiro da família com amantes, não constituem outra família, não traem muitas vezes, não mantêm relações várias vezes com a mesma mulher (para não criar vínculos) e, sobretudo, são muuuuuito discretos: não deixam a esposa (e nem ninguém da sua relação,como amigas,familiares, etc saberem). Só, e somente só, um amigo ou outro DELE deve saber,faz parte do prazer do homem contar vantagem sexual. Pegar e não falar para os amigos é pior do que não pegar. As traições do homem perfeito geralmente são numa escapolida numa boite, ou com uma garota de programa (usando camisinha e sem fazer sexo oral nela),ou mesmo com uma mulher casada de passagem por sua cidade. O homem perfeito nunca trai com mulheres solteiras. Elas são causadoras de problemas. Isso remete ao próximo tópico.

6º ESSE TÓPICO NÃO É PARA AS ESPOSAS

– É PARA AS SOLTEIRAS OU AMANTES:
Esqueçam de uma vez por todas esse negócio de homem não gosta de mulher fácil. Homem adora mulher fácil. Se ‘der’ de prima então, é o máximo. Todo homem sabe que não existe mulher santa. Se ela está se fazendo de difícil, ele parte para outra. A demanda é muito maior do que a procura.. O mercado tá cheio de mulher gostosa. O que homem não gosta é de mulher que liga no dia seguinte. Isso não é ser fácil, é ser problemática (mulher problema). Ou, como se diz na gíria, é pepino puro. O fato de você não ligar para o homem e ele gostar de você não quer dizer que foi por você se fazer de difícil, mas sim por você não representar ameaça para ele. Ele vai ficar com tanta simpatia por você que você pode até conseguir fisgá-lo e roubá-lo da mulher. Ele vai começar a se envolver sem perceber. Vai começar ELE a te procurar. Se ele não te procurar era porque ele só queria aquilo mesmo. Parta para outro e deixe esse de stand by. Não vá se vingar, você só piora a situação e não lucra nada com isso. Não se sinta usada, você também fêz uso do corpo dele – faz parte do jogo; guarde como um momento bom de sua vida.

7º 90% dos homens não querem nada sério.

Os 10% restantes estão momentaneamente cansados da vida de balada ou estão ficando com má fama por não estarem casados ou enamorados; por isso procuram casamento. Portanto, são máximas as chances do homem mentir em quase tudo que te fala no primeiro encontro (ele só quer te comer, sempre). Não seja idiota, aproveite o momento, finja que acredita que ele está apaixonado e dê logo para ele (e corra o risco de fisgá-lo) ou então nem saia com ele. Fazer doce só agrava a situação, estamos em 2010 e não em 1957. Esqueça os conselhos da sua avó, os tempos são outros.

8º Para ser uma boa esposa e para ter um casamento pelo resto da vida faça o seguinte:

Tente achar o homem perfeito do 5º item, dê espaço para ele.
Não o sufoque. Ele precisa de um tempo para sua satisfação.
Seja uma boa esposa, mantenha-se bonita, Magra, sensual, malhe, tenha uma profissão (não seja dona de casa), seja independente e mantenha o clima legal em casa.
Nada de sufocos, de ‘conversar sobre a relação’, de ficar mexendo no celular dele, de ficar apertando o cerco, etc.
Vc pode até criar ‘muros’ para ele, mas crie muros invisíveis e não muito altos.
Se ele perceber ou ficar sem saída, vai se sentir ameaçado e o casamento vai começar a ruir.
A última dica:

9º Se você está revoltada por este e-mail, aqui vai um conselho:

Vá tomar uma água e volte para ler com o espírito desarmado. Se revoltar quanto ao que está escrito não vai resolver nada em sua vida. Acreditar que o que está aqui é mentira ou exagero pode ser uma boa técnica (iludir-se faz parte da vida, se você é dessas, boa sorte!). Mas tudo é a pura verdade. Seu marido/noivo/namorado te ama, tenha certeza,senão não estaria com você, mas trair é como um remédio; um lubrificante para o motor do carro. Isso é científico. O homem que você deve buscar para ser feliz é o homem perfeito do item 5º.. Diferente disso ou é crente, ou v#@%& ou tem algum trauma (e na maioria dos casos vão ser pobres).
O que você procura pode ser impossível de achar, então, procure algo que você possa achar e seja feliz ao invés de passar a vida inteira procurando al
go indefectível que você nunca vai encontrar.
Espero ter ajudado em alguma coisa.
Agora, depois de tudo isso dito, cadê a coragem de mandar este e-mail para minha mulher?

Sobre Aline Satyan

Aline Satyan é formada em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Indústrias Criativas pela Universidade Paris 8 e autora do livro “Produção de Cultura no Brasil: Da Tropicália aos Pontos de Cultura”. Com experiência em políticas culturais e programas de formação para a cultura, trabalhou em diferentes projetos na esfera governamental e universitária. Há alguns anos tem se dedicado a estudar processos de colaboração e atuar como educadora, facilitadora de grupos e consultora de gestão em organizações culturais. Certificou-se em design para sustentabilidade no Programa Gaia Education na ecovila Terra Una (Liberdade, MG) em 2014, Aprofundamento em Dragon Dreaming na Pedra do Sabiá (Itacaré, BA) em 2015 e em Design Permacultural no Instituto Pindorama (Nova Friburgo, RJ) em 2016. É coordenadora do programa Gaia Jovem Serrano, co-fundadora da Cena Tropifágica e da Txai Design de Experiências, e sua principal busca atualmente é por uma vida de consciência, criatividade e em cooperação. Para saber mais: https://www.facebook.com/gaiajovemserrano/ https://www.facebook.com/txaidesigndeexperiencias/ http://www.cenatropifagica.com/

Publicado em 09/02/2010, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Tá. Ele acha isso? Bom pra ele… Como tu disse ali em cima: sim, existe mulher enfiel. A hora que ELE aparecer com um belo par de pontas na testa muda o discurso.

  2. Amei tua resposta Aline.Tudo é exatamente como vc descreveu,Jacob literalmente nao conhece de mulheres. Irani Dias

  3. Perfeito o seu texto. Me disseram que o texto referente ao Arnaldo Jabor é de um engraçadinho que se faz passar por ele acrescentando a letra U no sobrenome. Independente de quem é o autor, seu texto contrapondo as idéias estapafúrdias contidas naquele é divino.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: