Pautando a cultura nas eleições

Não temos visto muito a questão da CULTURA na campanha eleitoral, e as entrevistas e o primeiro debate entre os presidenciáveis têm mostrado que infelizmente este tema ainda não entrou na pauta “prioritária” entre os candidatos.
Enquanto trabalhadores, pesquisadores e agentes culturais, podemos e devemos reivindicar uma posição clara e propostas objetivas no que diz a respeito à cultura enquanto política pública, e juntos podemos dar visibilidade à questão, deixando claro que o movimento cultural se tornou um movimento social e exige um posicionamento de seus candidatos a respeito.

Foi mencionada a possibilidade da realização de debates temáticos, o que seria uma ótima oportunidade para a cultura. Não faltam perguntas, não faltam propostas, não faltam agentes. É possível articular isso junto à EBC, tanto no rádio como na Tv Brasil, e possibilitar a participação do público com perguntas via web também a nível nacional.

Vamos realizar uma reunião HOJE, quinta-feira (12/08) às 17h no
CTO (Av. Mem de Sá, 31 – Lapa, RJ) para organizarmos a pauta em torno
da cultura nestas eleições, a nível nacional e estadual.

É importante levarmos em consideração o acúmulo do Fórum dos Pontos de Cultura, a recente articulação em torno do Partido da Cultura e, principalmente, as resoluções saídas das  Conferências Nacional de Cultura e I Conferência Nacional de Comunicação.
Sendo assim, mesmo os que forem de outros estados e quiserem repassar o que está sendo feito/pensado por aí, podem me mandar que levo à reunião.

Lembrando que o CTO só ficará aberto até as 20h, então sejamos pontuais.

Até mais,

Aline Carvalho

Sobre Aline Satyan

Aline Satyan é formada em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Indústrias Criativas pela Universidade Paris 8 e autora do livro “Produção de Cultura no Brasil: Da Tropicália aos Pontos de Cultura”. Com experiência em políticas culturais e programas de formação para a cultura, trabalhou em diferentes projetos na esfera governamental e universitária. Há alguns anos tem se dedicado a estudar processos de colaboração e atuar como educadora, facilitadora de grupos e consultora de gestão em organizações culturais. Certificou-se em design para sustentabilidade no Programa Gaia Education na ecovila Terra Una (Liberdade, MG) em 2014, Aprofundamento em Dragon Dreaming na Pedra do Sabiá (Itacaré, BA) em 2015 e em Design Permacultural no Instituto Pindorama (Nova Friburgo, RJ) em 2016. É coordenadora do programa Gaia Jovem Serrano, co-fundadora da Cena Tropifágica e da Txai Design de Experiências, e sua principal busca atualmente é por uma vida de consciência, criatividade e em cooperação. Para saber mais: https://www.facebook.com/gaiajovemserrano/ https://www.facebook.com/txaidesigndeexperiencias/ http://www.cenatropifagica.com/

Publicado em 12/08/2010, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: