#CulturaQuerDebate organiza encontro no Rio com candidatos

Reunidos ontem no CTO, definimos o primeiro debate sobre cultura entre os candidatos que faremos no Rio: Será no dia 30/08, segunda-feira, as 18h na Fundição Progresso (Lapa), com os candidatos a deputado(a) federal.

Seguem abaixo os detalhes:

Candidatos

O convite será feito aos partidos/coligações, que deverão indicar 1 candidato ligado à cultura para participar do debate. (Espera-se em torno de 15 candidatos)

A comunicação aos partidos/coligações será feita na segunda-feira (23/08), e a confirmação de participação deverá ser enviada até sexta-feira, 27/08.

Conteúdo

O debate será em torno, principalmente, das resoluções saídas da II Conferência Nacional de Cultura, da I Conferência Estadual de Cultura e das discussões em torno no Plano Estadual de Cultura (em processo), uma vez que são propostas concretas, construídas entre estado e sociedade civil em processos legitimados.

Será entregue a cada candidato com antecedência, as propostas e resoluções sobre as quais queremos ouvir propostas e posicionamentos durante o debate.

As perguntas do público poderão ser feitas com antecedência pelo e-mail culturaquerdebate@gmail.com, pela tag #culturaquerdebate no twitter e também durante o evento. As perguntas serão reunidas em blocos por tema e repassadas aos candidatos pelo mediador do debate.

Formato

(Este foi o indicativo saído da reunião, o formato final do debate ainda está em discussão por uma comissão designada para este fim, quem quiser contribuir, favor entrar em contato)

18h – abertura dos portões ao público, com atividade cultural (a definir)

19h – Início do debate:

Apresentação da proposta:

O medidador (a definir) irá apresentar a proposta do evento e o panorama atual do debate da cultura, elencando o acúmulo e as resoluções que foram entregues a cada candidato e sobre as quais irão debater.

Apresentação dos candidatos:

Cada candidato terá de 3 a 5 minutos para apresentar sua candidatura e situar brevemente seu acúmulo/opinião sobre o tema do debate (resoluções)

Rodada de perguntas 1

As perguntas serão separadas por tema e divididas em três blocos. O mediador apresenta as perguntas e os candidatos têm três minutos para responder. Ex: Agenda legislativa da cultura (projetos que já estão tramitando no Congresso), agenda institucional (Plano, Sistema, Conselhos, Fundo, Conferências), transversalidade da cultura (diálogo com outros ministérios, cultura como desenvolvimento, cultura e território, etc).

Rodada de perguntas 2

Idem

Rodada de perguntas 3 + considerações finais

Idem



Organização do evento

Foram criadas três comissões para a concretização do debate, que se interessar em contribuir favor entrar em contato:

  • Formato e logística:

Irá fechar a programação, o formato do debate e quem será o mediador e será responsável pela logística junto à Fundição Progresso

  • Relação institucional

Será responsável por preparar o convite aos candidatos (carta de apresentação do debate + reoluções das Conferências), pela comunicação aos partidos/coligações e as respectivas confirmações, e eventual contato com o TRE (se for preciso)

  • Comunicação

Divulgação e possibilidade de cobertura do debate junto a meios de comunicação públicos, privados e alternativos e na internet (blogs, listas de e-mails e redes sociais); Receber propostas e perguntas pelo e-mail (culturaquerdebate@gmail.com) e pelo twitter (#culturaquerdebate) antes e durante o evento; Garantir a transmissão do debate por streaming

Por uma questão de agenda e logística, não será possível fazer este tipo de encontro com os candidatos para todos os cargos, então optamos por focar neste debate (30/08, com os candidatos a deputado(a) federal) como uma “mobilização de largada” e na construção de um debate com os candidatos ao governo do estado, no dia 13/09.

Esta organização está aberta a contribuições e fica como uma primeira metodologia a ser experimentada em outros estados que desejarem realizar debates com seus candidatos também.

Para o debate entre os(as) candidatos(as) à presidência, pensamos ser uma boa solução a realização de um debate online, (já que está cada vez mais dificil de conseguir agenda com todos candidatos) com ampla participação dos movimentos culturais pela rede a nível nacional.

Como no Rio já estamos envolvidos com a estrutura desses dois debates, sugerimos que algum outro estado se encarregue disso.

(Pessoal de São Paulo, como estão? Soube que o Pcult aí está a todo vapor, que tal puxar este debate online?)

De qualquer forma, pensamos em rodar na rede uma convocação aos presidenciáveis ao debate, elencando os principais pontos que queremos ver pautados, para colhermos assinaturas online e encaminhar a cada uma das candidaturas, a fim de dar visibilidade a esta movimentação que está se dando a nível nacional. Segue em anexo uma primeira proposta de texto a ser trabalhada.

Aproveito esta mensagem para convidá-los(as) para a 1ª reunião do Partido da Cultura no Rio, a se realizar no dia 23/08 (segunda-feira) às 18h30 na sala de congregação da Escola de Comunicação da UFRJ (Av. Pasteur, 250 – Urca).

Por ora é isso.

Seguimos em contato pela rede e até dia 30/08.

Até mais!


Aline Carvalho
(21) 9361-7443
@alinecarvalho
www.tropicaline.wordpress.com

LABORATÓRIO CULTURA VIVA
Secretaria de Cidadania Cultural – Ministério da Cultura
Escola de Comunicação – Universidade Federal do Rio de Janeiro
http://laboratorioculturaviva.pontaodaeco.org/
http://twitter.com/labculturaviva

Sobre Aline Satyan

Aline Satyan é formada em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Indústrias Criativas pela Universidade Paris 8 e autora do livro “Produção de Cultura no Brasil: Da Tropicália aos Pontos de Cultura”. Com experiência em políticas culturais e programas de formação para a cultura, trabalhou em diferentes projetos na esfera governamental e universitária. Há alguns anos tem se dedicado a estudar processos de colaboração e atuar como educadora, facilitadora de grupos e consultora de gestão em organizações culturais. Certificou-se em design para sustentabilidade no Programa Gaia Education na ecovila Terra Una (Liberdade, MG) em 2014, Aprofundamento em Dragon Dreaming na Pedra do Sabiá (Itacaré, BA) em 2015 e em Design Permacultural no Instituto Pindorama (Nova Friburgo, RJ) em 2016. É coordenadora do programa Gaia Jovem Serrano, co-fundadora da Cena Tropifágica e da Txai Design de Experiências, e sua principal busca atualmente é por uma vida de consciência, criatividade e em cooperação. Para saber mais: https://www.facebook.com/gaiajovemserrano/ https://www.facebook.com/txaidesigndeexperiencias/ http://www.cenatropifagica.com/

Publicado em 20/08/2010, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: