Internet: Ilusões, desilusões e reflexões

Muito tem se falado ultimente sobre a força da internet, e, mais especificamente, das redes sociais, no empoderamento da sociedade e sua participaçao politica.

O livro “A desilusao da rede: O lado negro da liberdade na internet”, do bielorusso Evgeny Morozov, traz uma bela contribuiçao a esse cenario que, por vezes, carece de uma visao mais critica.

Coloco ele aqui pra download (versao original, em inglês), é meio grandinho (403 pags) pra se ler no computador, mas ja da pra ter uma ideia do que se trata, além de ser uma excelente fonte de referências (o livro esta em copyright, mas as referências acadêmicas ainda nos permitem cita-lo).

Espero que a Hadopi nao me pegue!😉

Aproveito também pra dar uma dica de um artigo bem interessante (em português) do blog do Thiago Doria, uma das primeiras (e mais interessantes) analises que li com base no livro “Net Delusion”: Hashtags nao derrubam governos.

E pra contemplar a diversidade linguistica, segue uma resposta (agora em francês) do Cory Doctorow a uma palestra do Morozov, com reflexoes interessantes de que ha algum tempo luta do terreno da neutralidade da internet: Pra que serve se engajar na internet?

Boa leitura!

On parle beaucoup aujourd’hui de la force de l’internet, et, plus specifiquement, des réseaux sociaux, le pouvoir de la société et de son engajement politique.

L’ouvrage “La désilusion du net: la côté noir de la liberté à l’internet”, du bielorusse Evgeny Morozov, apporte une bonne contribution à cette scène que, parfois, manque d’un regard plus critique.

Je le mets ici disponible pour télercharger (version originale, en anglais). Il est un peu grand (403 pages) pour lire dans l’écran d’un ordinateur, mais c’est déjà bien pour avoir une idée sur quoi il parle, et est aussi une excellente source de références (l’ouvrage est en copyright mais les références académiques nous permettent encore de les mentionner).

J’espère que l’Hadopi ne me trouve pas!😉

Je profite aussi pour vous indiquer un bon plan de lecture (en portugais) depuis le blog de Thiago Doria. Il s’agit d’une des premiers (et le plus intéressantes) analyses que j’ai lu sur le livre “Net Delusion”: Hashtags ne renversent pas des gouvernements.

E pour contempler la diversité linguistique, voici un riposte (désormais en français) de Cory Doctorow à une conférence de Mozorov, avec des réflections intéressantes de quelqu’un que milite depuis quelque temps dans le champs de la neutralité du net: A quoi ça sert de s’activer sur l’internet?

Bonne lecture!

Sobre Aline Satyan

Aline Satyan é formada em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Indústrias Criativas pela Universidade Paris 8 e autora do livro “Produção de Cultura no Brasil: Da Tropicália aos Pontos de Cultura”. Com experiência em políticas culturais e programas de formação para a cultura, trabalhou em diferentes projetos na esfera governamental e universitária. Há alguns anos tem se dedicado a estudar processos de colaboração e atuar como educadora, facilitadora de grupos e consultora de gestão em organizações culturais. Certificou-se em design para sustentabilidade no Programa Gaia Education na ecovila Terra Una (Liberdade, MG) em 2014, Aprofundamento em Dragon Dreaming na Pedra do Sabiá (Itacaré, BA) em 2015 e em Design Permacultural no Instituto Pindorama (Nova Friburgo, RJ) em 2016. É coordenadora do programa Gaia Jovem Serrano, co-fundadora da Cena Tropifágica e da Txai Design de Experiências, e sua principal busca atualmente é por uma vida de consciência, criatividade e em cooperação. Para saber mais: https://www.facebook.com/gaiajovemserrano/ https://www.facebook.com/txaidesigndeexperiencias/ http://www.cenatropifagica.com/

Publicado em 25/04/2011, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. 2 Comentários.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: