Edital Cultura Digital da SEC RJ

 

Inscrições prorrogadas até 31/10, próxima segunda-feira!

 

O edital Cultura Digital da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, lançado em 31 de agosto, irá contemplar 15 projetos de até R$ 30 mil, num investimento total de R$ 450.000 na área.

A grande novidade é a ampliação da participação para além dos espaços tradicionalmente contemplados pela politica publica, contemplando a inscrição de pessoas físicas e realização de atividades em lan houses e telecentros não governamentais, por exemplo.

 

O edital visa os seguintes objetivos:

a) valorização de processos colaborativos, superando a distinção entre produtores e consumidores de informação e cultura;
b) criação de espaços na Internet de livre acesso com conteúdos disponibilizados com licenças flexíveis (que permitam a criação de obras derivadas e a livre reprodução, execução e distribuição não-comercial das obras);
c) apropriação tecnológica dos meios de comunicação;
d) utilização prioritária e preferencial de sistemas, aplicativos e formatos livres e de código aberto (software livre).

 

E contempla projetos nas seguintes áreas:

a) Comunicação: Compreende a criação coletiva de conteúdos em formato livre, tais como:
páginas, portais e blogs na Internet; produções de áudio; produções de vídeo em equipamento profissional, celulares ou máquinas fotográficas; animações; zines; publicações em formato eletrônico ou impresso; registro e digitalização de memórias, entre outras.
b) Expressões artísticas/culturais: Abrange trabalhos, oficinas, residências em interação com projetos artísticos em geral (design, arquitetura, artesanato, artes visuais, circo, culturas indígenas, dança, literatura, moda, música, intervenções urbanas, teatro, etc) e de arte eletrônica, tais como: netarte; trabalhos com mídias móveis; robótica e hardwares livres, narrativas transmídia, cinema ao vivo, realidade aumentada, arte telemática, game arte, bricolagens eletrônica, arte gambiarra, entre outras.
c) Formação: Abrange o apoio a cursos, capacitações e interfaces educacionais entre os centros de inclusão digital e espaços ou grupos de educação formal ou não-formal nas seguintes áreas: desenvolvimento e uso de softwares livres; animação em 2D e 3D; sistemas gerenciadores de conteúdo na web; produção multimídia; criação e edições de imagens, vídeos e áudios; utilização de jogos e da Internet como ferramentas de aprendizado; realização de debates, palestras e rodas de prosa sobre cultura digital com transmissão ao vivo ou videoconferências.
d) Metareciclagem: Compreende o incentivo às ações em metareciclagem nos centros de inclusão digital, tornando-os polos de inovações baseadas na apropriação das tecnologias, a partir da reutilização de equipamentos eletrônicos para finalidades artísticas, funcionais ou experimentais.

 

A partir destes quatro eixos, busca-se entender e incentivar o trabalho de cultura digital baseado na troca de conhecimento e produção de mídia com tecnologias livres.  Uma bela iniciativa!

Baixe o edital, os formularios para inscriçao (versao .zip em formato livre), e maiores informaçoes podem ser encontradas aqui.

E boa sorte!

Sobre Aline Satyan

Aline Satyan é formada em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Indústrias Criativas pela Universidade Paris 8 e autora do livro “Produção de Cultura no Brasil: Da Tropicália aos Pontos de Cultura”. Com experiência em políticas culturais e programas de formação para a cultura, trabalhou em diferentes projetos na esfera governamental e universitária. Há alguns anos tem se dedicado a estudar processos de colaboração e atuar como educadora, facilitadora de grupos e consultora de gestão em organizações culturais. Certificou-se em design para sustentabilidade no Programa Gaia Education na ecovila Terra Una (Liberdade, MG) em 2014, Aprofundamento em Dragon Dreaming na Pedra do Sabiá (Itacaré, BA) em 2015 e em Design Permacultural no Instituto Pindorama (Nova Friburgo, RJ) em 2016. É coordenadora do programa Gaia Jovem Serrano, co-fundadora da Cena Tropifágica e da Txai Design de Experiências, e sua principal busca atualmente é por uma vida de consciência, criatividade e em cooperação. Para saber mais: https://www.facebook.com/gaiajovemserrano/ https://www.facebook.com/txaidesigndeexperiencias/ http://www.cenatropifagica.com/

Publicado em 25/10/2011, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: