Teia Rural 2013: o encontro dos Pontos de Cultura do Estado do Rio

Image

 

O que é uma teia?

A Teia é o espaço de encontro nacional e regional dos Pontos de Cultura, e também das iniciativas em torno do Programa Cultura Viva. No estado do Rio de Janeiro, a TEIA RURAL será realizada este ano em Bom Jardim, nos municípios de Bom Jardim e Nova Friburgo, na região Serrana, entre 5 a 8 de dezembro de 2013.

O Estado Rio de Janeiro possui mais de 300 Pontos de Cultura, Pontinhos, Pontões e Pontos de Leitura pelas  8 regiões do estado: Metropolitana, Nordeste, Norte, Serrana, Baixada Litorânea, Médio Paraíba, Centro Sul e Costa Verde e divididos em cerca de 35 áreas de atuação, preservando a força motora do Cultura Viva: a diversidade.

A TEIA é um encontro, síntese do processo de empoderamento que acontece nas bases culturais da sociedade brasileira a partir do programa Cultura Viva e da organização dos pontos de cultura enquanto um movimento social. Misturando discussão política, reflexão, celebração e produção estética, a TEIA RURAL se organiza basicamente a partir de 3 grandes áreas: Fórum Estadual dos Pontos de Cultura, Mostras Artísticas/Celebrações e Seminário, e se propõe a ser um espaço de diálogo e reflexão entre os pontos de cultura, além de trazer referências conceituais da cultura contemporânea.

 

Pontos de reflexão

Cultura Comunitária ampliando o direito a cultura
Essa mesa abordará questões relacionados a importância da cultura comunitária na garantia do direito a cultura e de um desenvolvimento sustentável.  Abordando questões do Programa Cultura Viva, principal, política pública de cultura do país, que envolve uma rede de organizações de cultura comunitária espalhada no Brasil.
 
Políticas Culturais para áreas rurais
Essa mesa abordará políticas públicas de cultura voltadas para áreas rurais.  Entendo as concepções que regem as políticas de cultura para essas localidades.   O papel da cultura e a dimensão cultural que esses territórios  vivenciam em seu cotidiano.
 
Pontos de Cultura construindo um protocolo para a cultura
Essa mesa abordará experiências de diferentes áreas que são acionadas em situações de desastres naturais.   A intenção é possibilitar a criação de um conjunto de ações para serem realizadas pelos pontos de cultura em situações de desastres naturais .  Serão convidados organizações da sociedade civil, representantes governamentais e profissionais afins que possam contribuir com a elaboração deste protocolo.
 
Fórum de Pontos de Cultura e o CPF da Cultura
Essa mesa abordará questões relacionadas as normas e procedimentos que definiram as relações institucionais entre os entes federativos.  Aprofundando o debate sobre o CPF da Cultura: conselho, plano e fundo de cultura e correlacionando com a necessidade de organização dos pontos de cultura para atuarem mais diretamente nestas esferas.
 
Juventudes e os Pontos de Cultura
Essa mesa abordará a importância da participação dos e das jovens na rede de pontos de cultura.  Será destinado para garantirmos o debate sobre a participação juvenil nos pontos de cultura.

 

Como participar?

Formulário online de Pré-Inscrição, clique aqui

A organização da  TEIA RURAL fica a cargo do Fórum dos Pontos de Cultura do Rio, e está dividida em sub-comissões. Entre em contato com cada uma delas para saber como ajudar:

Captação – captacao@teiarj.org

Comunicação – comunicacao@teiarj.org

Debates – debates@teiarj.org

Infra-Estrutura – infra@teiarj.org

Comissão – comissao@teiarj.org

Contatos Gerais – teiarural2013@gmail.com

 

A Teia Rural dos Pontos de Cultura é nossa!

Participe

Interaja

Debata

Divulgue!

 

Para saber mais: http://www.teiarj.org

Siga a Teia no Facebook e fique sabendo das novidades!

Sobre Aline Satyan

Aline Satyan é formada em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Indústrias Criativas pela Universidade Paris 8 e autora do livro “Produção de Cultura no Brasil: Da Tropicália aos Pontos de Cultura”. Com experiência em políticas culturais e programas de formação para a cultura, trabalhou em diferentes projetos na esfera governamental e universitária. Há alguns anos tem se dedicado a estudar processos de colaboração e atuar como educadora, facilitadora de grupos e consultora de gestão em organizações culturais. Certificou-se em design para sustentabilidade no Programa Gaia Education na ecovila Terra Una (Liberdade, MG) em 2014, Aprofundamento em Dragon Dreaming na Pedra do Sabiá (Itacaré, BA) em 2015 e em Design Permacultural no Instituto Pindorama (Nova Friburgo, RJ) em 2016. É coordenadora do programa Gaia Jovem Serrano, co-fundadora da Cena Tropifágica e da Txai Design de Experiências, e sua principal busca atualmente é por uma vida de consciência, criatividade e em cooperação. Para saber mais: https://www.facebook.com/gaiajovemserrano/ https://www.facebook.com/txaidesigndeexperiencias/ http://www.cenatropifagica.com/

Publicado em 12/11/2013, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: