Felix Guattari entrevista Lula

Já que só se fala de eleições pelas terras francesas, compartilho aqui uma entrevista (deliciosa!) do filósofo francês Felix Guattari com Lula em 1982 em São Paulo, sobre a criação do PT e o governo do partido socialista na França na época.

(Com todo respeito aos amigos petistas), é muito interessante ver como o PT enquanto organização institucional se afastou de suas formulações iniciais (em algumas partes literalmente, no que diz respeito a aliança com o PMDB, por exemplo), e como o Brasil tem repetido alguns mesmo erros da Europa.

Por outro lado é instigante tb observar como o PT era naquela época um espaço de agregação de narrativas e desejos variados (nas palavras de Guattari), como uniu o movimento urbano e rural e como estas mesmas narrativas e desejos encontram hoje novos contextos e, igualmente, novos espaços de agregação – o que pode nos dar boas pistas hoje.
Boa leitura!

Guattari entrevista Lula – 1982

Sobre Aline Carvalho

Aline Carvalho é pesquisadora, gestora e consultora em projetos culturais, educativos e comunitários. Doutora em Psicologia Social pela UFRJ (2023), Mestre em Indústrias Criativas pela Universidade Paris 8 (2012) e Graduada em Estudos de Mídia pela UFF (2008), acaba de publicar a tese "Ser em ação: Reflexões sobre motivação e engajamento da juventude a partir da experiência do Gaia Jovem". É autora do livro "Produção de Cultura no Brasil: da Tropicália aos Pontos de Cultura (Ed Multifoco, 2009), co-autora do livro "Tropifagia: comendo o país tropical'' (EdUFBA, 2020) e co-organizadora do ebook "Narrativas de Brasis: Conversações" (2023). Com experiência em políticas públicas para a cultura, atua há quinze anos em projetos junto à Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, o Fórum Estadual de Pontos de Cultura RJ e o Fórum Popular de Cultura de Lumiar e Biorregião. Co-idealizadora e conselheira do projeto Narrativas de Brasis, articulou a Cena Tropifágica desde 2010, em 2021 foi diretora, apresentadora e roteirista do webprograma Narrativas de Brasis exibido pela Midia Ninja, e em 2023 assina a direção e roteiro do documentário Narradores de Brasis, com o registro do processo de criação do webprograma e livro de mesmo nome. Desde 2014 coordena o programa Gaia Jovem e é conselheira e educadora do Desenho do Projeto de Vida e do Festival Collab Jovem - pioneiros na aprendizagem autodirigida em educação para sustentabilidade para jovens no Brasil.

Publicado em 29/04/2012, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. 1 comentário.

  1. SILVIA EUGÊNIA GALLI

    Alianças exdruxulas sempre são possíveis nos meandros do poder…Basta estudar ciência politica e/ou Filosofia Politica para identificá-las em uma grande medida…Seriam possíveis…

Deixe um comentário