Ser em Ação

Com muita satisfação, compartilho aqui com vocês a minha tese de doutorado no Programa de Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social da UFRJ: “Ser em ação: Reflexões sobre juventude, comunidade e engajamento a partir da experiência do Gaia Jovem“.

Esta pesquisa parte da constatação de que as instituições e formas políticas de hoje, concebidas por adultos e com base no paradigma da sociedade moderna, parecem não motivar os jovens a se engajarem na política tanto quanto seria esperado. Com a hipótese de que para o jovem se engajar é preciso “fazer sentido”, me interessei em investigar quais aspectos subjetivos, sociais e objetivos estariam relacionados ao engajamento jovem em ações comunitárias.

Para respondê-la, realizei um estudo de caso a partir da experiência concreta de jovens de 18 a 25 anos que participaram do programa Gaia Jovem entre 2013 e 2021, a fim de investigar: (1) suas motivações para se envolver em ações coletivas (como o Gaia, mas não se limitando a ele), (2) de que forma esta experiência proporcionou (ou não) aprendizados e habilidades a respeito de processos coletivos e da vida em sociedade em geral e (3) quais desdobramentos encontra (ou não) em sua vida hoje. Para tal, me apoiei na teoria da Ecologia de Sentidos como referencial teórico para esta investigação, e organizei a análise dos resultados em três categorias: subjetiva, social e objetiva.

O que este estudo nos mostra é que o problema talvez esteja menos no interesse de jovens pela política, e mais na nossa abordagem ao tentar motivá-los ao engajamento. Ao fim da pesquisa, identifiquei estímulos, práticas e ambientes potencializadores da ação coletiva enquanto expressão da subjetividade do indivíduo em objetivação no mundo – o que chamei de “Ser em Ação”.

PALAVRAS CHAVE: Juventudes, Comunidade, Engajamento, Motivação, Processos psicossociais, Produção de sentidos, Gaia, Educação

Sobre Aline Carvalho

Aline Carvalho é pesquisadora, gestora e consultora em projetos culturais, educativos e comunitários. Doutora em Psicologia Social pela UFRJ (2023), Mestre em Indústrias Criativas pela Universidade Paris 8 (2012) e Graduada em Estudos de Mídia pela UFF (2008), acaba de publicar a tese "Ser em ação: Reflexões sobre motivação e engajamento da juventude a partir da experiência do Gaia Jovem". É autora do livro "Produção de Cultura no Brasil: da Tropicália aos Pontos de Cultura (Ed Multifoco, 2009), co-autora do livro "Tropifagia: comendo o país tropical'' (EdUFBA, 2020) e co-organizadora do ebook "Narrativas de Brasis: Conversações" (2023). Com experiência em políticas públicas para a cultura, atua há quinze anos em projetos junto à Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, o Fórum Estadual de Pontos de Cultura RJ e o Fórum Popular de Cultura de Lumiar e Biorregião. Co-idealizadora e conselheira do projeto Narrativas de Brasis, articulou a Cena Tropifágica desde 2010, em 2021 foi diretora, apresentadora e roteirista do webprograma Narrativas de Brasis exibido pela Midia Ninja, e em 2023 assina a direção e roteiro do documentário Narradores de Brasis, com o registro do processo de criação do webprograma e livro de mesmo nome. Desde 2014 coordena o programa Gaia Jovem e é conselheira e educadora do Desenho do Projeto de Vida e do Festival Collab Jovem - pioneiros na aprendizagem autodirigida em educação para sustentabilidade para jovens no Brasil.

Publicado em 11/04/2024, em Uncategorized e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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